São Paulo, quinta-feira, 18 de junho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FIBROMIALGIA

Nível de dopamina no cérebro pode ter ligação com doença

DA REPORTAGEM LOCAL

A fibromialgia está associada a uma redução na massa cinzenta em áreas do cérebro, mas a causa do fenômeno é desconhecida. Pesquisadores dos EUA descobriram agora que alterações nos níveis de dopamina podem ser os responsáveis por essa redução. O estudo foi publicado no "Journal of Pain".
Os pesquisadores compararam ressonâncias magnéticas de 30 mulheres com fibromialgia e 20 mulheres saudáveis de mesma idade. O objetivo inicial era confirmar a descoberta prévia de que a massa cinzenta de pacientes com fibromialgia é menos densa. Eles exploraram a correlação entre atividade metabólica da dopamina e variações na densidade da massa cinzenta em certas áreas do cérebro.
Os resultados mostraram uma redução significativa da massa cinzenta nos pacientes com fibromialgia, corroborando pesquisa anterior. Além disso, nesses pacientes, houve uma forte correlação entre os níveis de dopamina e a densidade da massa cinzenta nas áreas do cérebro em que a dopamina controla a atividade neurológica.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Alimentação: Cenoura cozida inteira é mais nutritiva
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.