São Paulo, domingo, 19 de julho de 2009

Texto Anterior | Índice

PLANTÃO MÉDICO

Os necessários cuidados com a nova gripe

JULIO ABRAMCZYK
COLUNISTA DA FOLHA

A atual pandemia de gripe está sendo diferente das demais, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde). Nas anteriores, o vírus da gripe levava seis meses para se espalhar pelo mundo.
Agora, em apenas seis semanas, o novo vírus A (H1N1) atinge as mais distantes regiões de qualquer país.
Mas há também boas notícias, assegura a OMS. Nesta pandemia, a maioria dos doentes apresenta sintomas suaves e eles se recuperam em uma semana, mesmo sem tratamento médico.
Entretanto, existe um grupo restrito de casos severos, que também necessitam de hospitalização e de tratamento médico intensivo por problemas associados.
A OMS recomenda evitar contato próximo com pessoas que se mostrem gripadas, mantendo a distância de cerca de um metro, e lavar as mãos com água e sabão, fazendo bastante espuma.
Temos também as recomendações do professor Arary da Cruz Tiriba, da Unifesp: "Não se alarmar. Evitar ambientes fechados. Repousar à primeira suspeita e manter contato mínimo e indispensável com familiares".

julio@uol.com.br



Texto Anterior: 5 dicas da autora
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.