São Paulo, sábado, 19 de setembro de 2009

Texto Anterior | Índice

RAIVA

Adolescente curado recebe alta de hospital em Recife

DA AGÊNCIA FOLHA

Primeiro brasileiro a sobreviver à raiva, Marciano Meneses Silva, 16, deixou ontem o hospital onde ficou internado por quase um ano em Recife (PE). Em uma ambulância, ele foi levado para a cidade de Floresta (435 km de Recife), onde vive.
O adolescente saiu do hospital em uma cadeira de rodas. Mesmo sem poder andar, Marciano já recuperou os movimentos dos braços e consegue se alimentar sozinho. Ele deve voltar ao hospital em três semanas para novas avaliações e para passar por uma cirurgia ortopédica no quadril.
Enquanto esteve internado no Hospital Oswaldo Cruz, o adolescente foi submetido a um tratamento criado em 2004 pelo médico Rodney Willoughby, do Hospital Pediátrico de Wisconsin (EUA). O método prevê a indução do paciente ao coma e o uso de antivirais.
Ele contraiu a doença em setembro de 2008, após ser mordido por um morcego enquanto dormia na casa de taipa onde morava.
No dia 10 de outubro do ano passado, o jovem deu entrada no hospital. Já em fevereiro, ele deixou a UTI e continuou o tratamento.
Há duas semanas, ele disse à Folha que não sabia que a doença era incurável e que se sentia feliz por ser o primeiro caso de cura no país.
Segundo o Ministério da Saúde, em 2008 duas pessoas morreram de raiva.


Texto Anterior: Vacinação: Criança até 5 anos deve tomar nova dose contra poliomielite
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.