São Paulo, terça-feira, 19 de outubro de 2010

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

Brasileiras na fase da menopausa têm excesso de peso

Pesquisa do Hospital das Clínicas avaliou 6.000 mulheres durante por mais de dez anos

GABRIELA CUPANI
DE SÃO PAULO

Mais da metade das mulheres na menopausa está acima do peso e dois terços delas têm sintomas vasomotores, como as famosas ondas de calor.
Os dados são de um estudo inédito, feito pelo Hospital das Clínicas de São Paulo, que traçou o perfil da mulher brasileira na menopausa e na pós-menopausa.
A pesquisa avaliou cerca de 6.000 pacientes com mais de 40 anos ao longo de mais de uma década.
Os resultados mostram que as brasileiras entram na menopausa, em média, aos 48 -o que reforça dados de trabalhos anteriores.
Outro dado que chamou a atenção dos autores é que a grande maioria delas, 81,5%, tinha doenças como hipertensão, diabetes, tumores ou problemas na tiroide.
Segundo a coordenadora do estudo, a ginecologista Angela Maggio da Fonseca, os dados vão ajudar a conhecer a fisiologia desse período da mulher e escolher o tratamento adequado.

INFLUÊNCIA DA IDADE
O estudo também revelou que a idade da mulher na época em que ocorre a menopausa tem influência significativa sobre os sintomas e as doenças correlacionadas.
Ondas de calor, palpitações e melancolia têm mais chance de aparecer em mulheres que entram na menopausa mais cedo. Mas, ao menos, eles diminuem à medida que o tempo passa. Já a ocorrência de insônia não depende do tempo passado desde o início desse período.
O aumento do peso durante a menopausa eleva o risco de sintomas como calores, melancolia e dores nas articulações e nos músculos.


Texto Anterior: Foco: Campanha mostra casa adaptada para portadores de doenças reumáticas
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.