São Paulo, terça-feira, 20 de abril de 2010

Texto Anterior | Índice

OBESIDADE

"Redução" de estômago pode levar à anemia

DA REDAÇÃO

Mulheres em idade fértil e pessoas com úlcera são mais suscetíveis a desenvolver anemia após cirurgias bariátricas, diz estudo americano publicado no periódico "World Journal of Gastroenterology".
Dos 206 pacientes acompanhandos, 21 (10%) desenvolveram anemia por falta de ferro, apesar de estarem tomando comprimidos para reposição desse nutriente.
Os pesquisadores afirmam que as mudanças na anatomia do sistema digestivo causadas pela cirurgia de "redução" de estômago prejudicam a absorção de ferro. A diminuição na ingestão de carne vermelha, uma fonte importante de ferro, também pode estar ligada à ocorrência de anemia.
A doença pode persistir até dois anos depois da cirurgia e a baixa eficácia da reposição de ferro se mantém nesse período. Os autores do estudo sugerem aumentar as doses de ferro administradas. Outros estudos já relacionaram esse tipo de cirurgia a uma baixa absorção de vitaminas e nutrientes.


Texto Anterior: Alimentação durante trabalho de parto está liberada
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.