São Paulo, segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

INFÂNCIA

Amamentação protege bebê contra a asma

DA REPORTAGEM LOCAL

Amamentar os bebês exclusivamente no peito até os seis meses pode protegê-los contra a asma, sugere estudo com 7.000 crianças e adolescentes entre seis e 15 anos, feito na Universidade de Sunderland (Reino Unido).
O aleitamento materno também foi relacionado a uma menor incidência de doenças alérgicas -aqueles amamentados de sete a nove meses apresentavam menos casos de tosse.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que o leite materno seja a fonte exclusiva de alimento do recém-nascido nos primeiros 180 dias de vida, não só porque o leite materno contém todos os nutrientes necessários como também porque o protege de doenças infecciosas e crônicas.
"Crianças amamentadas tiveram menores taxas de prevalência de asma, rinite e eczema, e o efeito foi mais evidente em meninos do que em meninas", explicou o médico Mohammad Shamssain, que coordenou o estudo.
Para o professor de pediatria da Santa Casa Cid Pinheiro, o estudo reforça a importância da amamentação exclusiva até os seis meses como fator de proteção ao bebê. "Além de fortalecer o vínculo emocional com a mãe."


Texto Anterior: Novos exames dispensam sedação
Próximo Texto: Endometriose: Problema é ligado a doença do intestino
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.