São Paulo, quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

PESQUISA

Cientistas criticam falta de padrão para fórmula do placebo

DE SÃO PAULO - Quais são os ingredientes do placebo? Essa é a pergunta feita por cientistas da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, em um artigo que acaba de ser publicado no periódico "Jama".
No texto, os autores chamam a atenção para a falta de padronização na fórmula desse composto, usado para testar a eficácia de remédios ou tratamentos.
Nesse tipo de pesquisa, os especialistas comparam grupos de pessoas com perfil similar: parte delas toma a droga em teste e outra parte toma substâncias inócuas. No entanto, todos os participantes acreditam estar recebendo medicamentos verdadeiros.
Os autores do artigo defendem que não há substâncias fisiologicamente inertes e que, como os ingredientes do placebo são determinados pelos fabricantes da droga a ser testada, isso pode dar algum viés às pesquisas.
Um efeito positivo ou negativo do placebo pode levar a confusões sobre o real efeito da droga em teste, dizem eles.
Menos de 10% dos estudos publicados nos últimos dois anos em quatro dos principais periódicos médicos revelaram os ingredientes usados no placebo, segundo o artigo.


Texto Anterior: Gênero: Cérebro do homem é mais vulnerável ao vício do alcoolismo
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.