São Paulo, terça-feira, 21 de setembro de 2010

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

SEMANA DO CORAÇÃO

Pediatras não sabem prevenir doenças cardíacas

Estudo aponta desconhecimento das condutas estabelecidas para evitar obstrução de artérias já na infância

GABRIELA CUPANI
DE SÃO PAULO

Apenas um terço dos pediatras de São Paulo sabem como prevenir a formação das placas de gordura nas artérias das crianças. O problema leva a doenças cardiovasculares no futuro.
O dado é de uma pesquisa do Instituto do Coração, em São Paulo, que buscou avaliar o grau de conhecimento da diretriz para a prevenção da aterosclerose na infância.
O documento estabelece condutas como dosagem de colesterol a partir dos dez anos e medida da pressão arterial a partir dos três.
O estudo entrevistou 370 especialistas que atuam na rede pública e em consultórios particulares. Eles responderam a um questionário sobre a diretriz e deram informações sobre tempo de formação, atuação em área acadêmica, entre outras.
Dos pediatras entrevistados, 65,7% afirmaram não ter conhecimento prévio da diretriz. Apenas 136 (36,7%) alcançaram o valor estipulado como nota de corte -70% de respostas corretas.
"Esperávamos encontrar desconhecimento, mas não tanto", diz a biomédica Adriana Grosso, uma das autoras. Pediatras mais novos, aqueles que atuam na rede pública e os ligados ao meio acadêmico tiveram melhor desempenho.
A diretriz foi publicada em 2005 e deveria ser uma referência para estabelecer estratégias de prevenção da aterosclerose. "O problema deixa de ser detectado e não se faz a prevenção", diz Grosso.
Estudos mostram que a formação de placas de gordura na parede das artérias começa ainda na infância e é influenciada por fatores como colesterol alto, má alimentação, sedentarismo e hipertensão arterial.
Dados brasileiros mostram a dimensão do problema. Na região metropolitana do Rio de Janeiro, 68,4% das crianças entre cinco e nove anos têm taxas de gordura alteradas, diz um estudo.


Texto Anterior: Sumiço das prateleiras: Anticoncepcional é tirado do mercado por erros na bula
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.