|
Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros
SEMANA DO CORAÇÃO
Pediatras não sabem prevenir doenças cardíacas
Estudo aponta desconhecimento das condutas estabelecidas para evitar obstrução de artérias já na infância
GABRIELA CUPANI
DE SÃO PAULO
Apenas um terço dos pediatras de São Paulo sabem
como prevenir a formação
das placas de gordura nas artérias das crianças. O problema leva a doenças cardiovasculares no futuro.
O dado é de uma pesquisa
do Instituto do Coração, em
São Paulo, que buscou avaliar o grau de conhecimento
da diretriz para a prevenção
da aterosclerose na infância.
O documento estabelece
condutas como dosagem de
colesterol a partir dos dez
anos e medida da pressão arterial a partir dos três.
O estudo entrevistou 370
especialistas que atuam na
rede pública e em consultórios particulares. Eles responderam a um questionário
sobre a diretriz e deram informações sobre tempo de formação, atuação em área acadêmica, entre outras.
Dos pediatras entrevistados, 65,7% afirmaram não ter
conhecimento prévio da diretriz. Apenas 136 (36,7%) alcançaram o valor estipulado
como nota de corte -70% de
respostas corretas.
"Esperávamos encontrar
desconhecimento, mas não
tanto", diz a biomédica
Adriana Grosso, uma das autoras. Pediatras mais novos,
aqueles que atuam na rede
pública e os ligados ao meio
acadêmico tiveram melhor
desempenho.
A diretriz foi publicada em
2005 e deveria ser uma referência para estabelecer estratégias de prevenção da aterosclerose. "O problema deixa de ser detectado e não se
faz a prevenção", diz Grosso.
Estudos mostram que a
formação de placas de gordura na parede das artérias
começa ainda na infância e é
influenciada por fatores como colesterol alto, má alimentação, sedentarismo e
hipertensão arterial.
Dados brasileiros mostram a dimensão do problema. Na região metropolitana
do Rio de Janeiro, 68,4% das
crianças entre cinco e nove
anos têm taxas de gordura alteradas, diz um estudo.
Texto Anterior: Sumiço das prateleiras: Anticoncepcional é tirado do mercado por erros na bula Índice | Comunicar Erros
|