São Paulo, terça-feira, 22 de junho de 2010

Texto Anterior | Índice

Abuso de álcool cresce e tabagismo cai entre brasileiros

Pesquisa do Ministério da Saúde também aponta aumento nos índices de obesidade

DE BRASÍLIA

Os brasileiros estão fumando menos, bebendo mais e ficando mais gordos.
As três conclusões estão em pesquisa do Ministério da Saúde, realizada em todas as capitais do país por telefone. Foram 54 mil entrevistas.
Em 2009, a proporção de adultos com excesso de peso alcançou quase a metade da população: 46,6%. Em 2006, esse percentual era de 42,7%.
O aumento é atribuído pelo governo ao crescimento do número de sedentários e a mudanças no padrão alimentar, com maior consumo de comidas industrializadas.
O problema é mais frequente entre os homens (51%) do que entre as mulheres (42,3%).
A capital com mais gordinhos é Rio Branco (52,2%), seguida por Campo Grande (50,8%) e São Paulo (50,5%). O Distrito Federal tem a melhor posição, com 36,2% das pessoas acima do peso.
A obesidade -quadro mais grave do excesso de peso- também cresceu e atinge 13,9% dos brasileiros. Em 2006, a taxa era de 11,4%.
A pesquisa do ministério utilizou como parâmetro o IMC (Índice de Massa Corporal), que é calculado a partir da divisão do peso pela altura elevada ao quadrado. Quando o resultado foi maior do que 25, foi identificado excesso de peso. Quando foi maior do que 30, a classificação é obesidade.
Em relação ao consumo de álcool, a pesquisa constatou que a proporção de brasileiros que abusam da bebida cresceu de 16,2%, em 2006, para 18,9% em 2009.
O ministério colocou nessa categoria quem bebeu em uma mesma ocasião, no mês anterior à pesquisa, cinco ou mais doses de álcool para os homens ou quatro ou mais doses para as mulheres. A capital em que mais gente consome álcool em excesso é Salvador (25,6%).
No caso dos fumantes, a pesquisa revelou que, de 2006 a 2009, o percentual de pessoas com o problema caiu de 16,2% para 15,5%, consolidando uma tendência que vem desde a década de 1990. A capital com mais fumantes é Porto Alegre, onde 22,5% da população tem o hábito.


Texto Anterior: Paciente perdeu 30 quilos em quatro meses
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.