São Paulo, terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ESTADOS UNIDOS

FDA diz não ter conclusões sobre remédio para diabetes

DA REPORTAGEM LOCAL

A FDA, agência que regulamenta remédios nos EUA, afirmou que está revisando dados sobre a segurança do remédio contra diabetes Avandia e que, em julho, fará um encontro para discutir seus riscos e benefícios.
O comunicado do órgão é uma resposta ao relatório de dois funcionários da agência, divulgado no sábado, que havia pedido a retirada do remédio do mercado devido a seus potenciais riscos à saúde cardiovascular.
A FDA disse que ainda não chegou a nenhuma conclusão e que, por enquanto, médicos e pacientes devem continuar usando o remédio normalmente. "Não há nenhuma nova conclusão ou recomendação sobre o uso da rosiglitazona [a substância ativa do Avandia] no tratamento do diabetes tipo 2", declarou a agência.
Desde 2007, quando um grande estudo associou o uso do remédio a infartos e casos de insuficiência cardíaca, há controvérsias em relação à sua segurança. O alerta dos funcionários da FDA estava em um relatório divulgado por dois senadores americanos que dizem ter evidências de que a fabricante, a GlaxoSmithKline, sabia dos riscos cardíacos anos antes de esse assunto vir à tona e falhou ao não avisar sobre o problema. A empresa nega.


Com agências internacionais



Texto Anterior: Viver perto de avenida acelera progressão de doença cardíaca
Próximo Texto: Belga em coma apenas parecia se comunicar
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.