São Paulo, segunda-feira, 23 de maio de 2011

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Guia do convênio

Silvia Zamboni/Folhapress
Lilian Bighetti, 38, e seu filho Rafael, 4, tiveram tratamentos negados pelo plano, que alegou que seus problemas eram preexistentes; ela entrou na Justiça contra a operadora

CLÁUDIA COLLUCCI
TALITA BEDINELLI

DE SÃO PAULO

Escolher um plano de saúde, trocá-lo por outro ou até entender aquele que você já tem não é uma tarefa fácil. É preciso atenção às regras do setor e às mudanças anunciadas pela ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar).
Problemas com contratos de saúde (cobertura, abrangência, reembolso) e negativas de cobertura são as queixas mais comuns que chegam aos serviços de serviços de defesa do consumidor.
Quase um quarto da população brasileira (43 milhões) tem plano de saúde, a maioria (mais de 70%) vinculada a contratos empresariais.
A Folha levantou as principais dúvidas na hora de adquirir um plano ou de recorrer de abusos praticados pelas operadoras, como reajuste excessivo de preços ou atendimento inadequado. Saiba quais são seus direitos e deveres.


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