São Paulo, quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Próximo Texto | Índice

Natal mais saudável

Trocar ingredientes e mudar a forma de preparo melhora as refeições das festas de fim de ano

MARIANA VERSOLATO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Com algumas substituições simples de ingredientes e ajustes no preparo dos pratos tradicionais das ceias de Natal e Ano-Novo, é possível se alimentar de maneira saudável, sem que isso signifique exagero.
A vice-presidente da Associação Brasileira de Nutrição, Virgínia Nascimento, afirma que "se a tradição conduz ao consumo dos alimentos mais calóricos, o ideal é fazer algumas modificações ou consumi-los em quantidade menor". Já a nutricionista Cynthia Antonaccio, da Equilibrium Consultoria , acredita que as pessoas ingerem uma quantidade exagerada de comida em pouco tempo. "O melhor seria distribuir os pratos durante vários dias", diz.

10 dicas para aproveitar as ceias de fim de ano com mais nutrientes e menos gorduras

1.
Escolha carnes mais saudá-veis, como peito de peru, tender e lombo, e evite o pernil, mais gorduroso.
Outra recomendação é não usar a gordura do preparo em outros pratos.

2.
Para que a carne de peru fique mais macia e sequinha, deixe-a de molho em suco de abacaxi com um pouco de vinho branco depois de temperá-la com alho e sal.
A nutricionista Virgínia Nascimento recomenda rechear o peru com cenoura, damasco, passas e flocos de quinoa.

3.
Aproveite a boa oferta de frutas (secas e da época, como figo, ameixa e cereja) em pratos, doces e, principalmente, "in natura".

4.
Em vez de servir salgadinhos e frituras como aperitivo, prefira opções mais saudáveis, como damasco com "cream cheese" ou carpaccio.

5.
Para quem abusou, a saída é fazer uma refeição mais leve nos dias seguintes. A recomendação é beber grandes quantidades de água, água de coco, sucos de frutas, e evitar bebidas gaseificadas.

6.
Fim de ano é época de comer castanhas, nozes e amêndoas, ricas em antioxidantes e em gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas, que diminuem o colesterol e protegem o coração. Mas, por elas serem calóricas, Antonaccio aconselha que não fiquem disponíveis em cima da mesa da ceia, para não estimular um consumo exagerado. "Misture-as na preparação dos pratos".

7.
Quem gosta de doces e espera o ano todo para comer panetone deve preferir o de frutas cristalizadas, menos calórico do que chocotone e panetone trufado.

8.
Hidrate-se corretamente durante as festas já que as pessoas começam a beber cedo e se alimentam tarde por causa do horário das ceias. O ideal é não tomar bebidas alcoólicas com o estômago vazio e intercalar um copo d'água entre um drinque e outro.

9.
A tradicional rabanada não precisa ser frita em uma panela cheia de óleo. Você pode colocá-lo num spray borrifador, espirrar uma pequena quantidade numa frigideira e dourar as torradas -sem esquecer de secá-las com papel-toalha depois.

10.
Creme de leite e maionese devem ser ingeridos com moderação, se não evitados. Além de terem mais gordura, são de difícil digestão, principalmente no calor. Experimente trocar a maionese por um creme de cenouras cozidas batidas com ricota e uvas-passas pretas.

Fontes: Ana Lúcia Kerkic, nutricionista do restaurante Cachoeira Tropical, Cynthia Antonaccio, nutricionista da Equilibrium Consultoria, Rosana Perim Costa, gerente de nutrição do HCor e Sandra Martinez, nutricionista



Próximo Texto: Medalhões de peru ao molho de amêndoas e passas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.