São Paulo, sábado, 25 de abril de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Embalagem de remédios será reformulada

Entre as mudanças, caixas de produtos com efeito sedativo devem trazer símbolo e aviso de não dirigir

RACHEL BOTELHO
DA REPORTAGEM LOCAL

Até o final do ano, embalagens e rótulos de medicamentos com efeitos sedativos deverão trazer aviso de não dirigir acompanhado de um símbolo de alerta. Outros dados, como princípio ativo, concentração e forma farmacêutica, alguns restritos atualmente à bula dos produtos, também estarão impressos na caixa.
A identificação das datas de fabricação e de validade e do lote do remédio também sofrerão mudanças -o baixo relevo usado atualmente deve ser substituído por uma tinta visível para facilitar a consulta. Além disso, as embalagens trarão informações em braile.
As mudanças estão em consulta pública até o dia 11 de maio e devem entrar em vigor no meio deste ano. A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) dará um prazo de 180 dias para os fabricantes se adaptarem às novas regras.
De acordo com o a gerente-geral de medicamentos da agência, Nur Shuqair, o objetivo da mudança é facilitar o acesso a informações sobre os remédios e, consequentemente, favorecer seu uso correto.
Paralelamente, a agência consolida as contribuições recebidas para melhoria das bulas, que também deve entrar em vigor até o final do ano.
Na opinião do clínico-geral Paulo Olzon, da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), as mudanças serão inócuas. "Hoje, a caixa do antibiótico traz uma tarja dizendo que só pode ser vendido com prescrição médica, mas as pessoas conseguem comprar sem a receita. A embalagem não tem o menor valor, a não ser a de traja preta", afirma o médico.
"Um avanço seria cumprir o que já existe, [seria] ter uma fiscalização efetiva, que é muito mais importante do que fazer mudanças", avalia.
As contribuições ao projeto podem ser enviadas pelo fórum de discussão do site da agência (www.anvisa.gov.br) ou por meio de um formulário disponível no local.


Texto Anterior: Medicina
Próximo Texto: Frases
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.