São Paulo, terça-feira, 26 de maio de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brindes influenciam médicos na hora de prescrever remédios

Estudo com universitários identificou simpatia por medicamento citado em material promocional

RACHEL BOTELHO
DA REPORTAGEM LOCAL

Uma pesquisa publicada no periódico "The Archives of Internal Medicine" sugere que brindes como canetas e blocos de anotação com o nome de um remédio são capazes de influenciar futuros médicos na hora de receitar um remédio.
O estudo teve a participação de 352 estudantes da Universidade Penn, que proíbe a maioria dos presentes das empresas farmacêuticas, e da Universidade de Miami, que os permite.
Os autores tentaram influenciar os estudantes inconscientemente, fazendo-os usar materiais promocionais, como blocos de anotações e canetas. Como resultado, os alunos de Miami mostraram forte entusiasmo pelo medicamento.
Para Reinaldo Ayer de Oliveira, professor de bioética da Faculdade de Medicina da USP e conselheiro do Cremesp (Conselho Regional de Medicina do Estado de SP), o valor do presente não importa. "Os médicos aceitam porque o valor material é baixo, mas seria mais ético recusar qualquer brinde ou oferta que possa influenciar sua decisão", diz.
O peso de presentes, como passagens aéreas, nas decisões médicas é bastante discutido. Nessa pesquisa, a diferença é que os objetos não têm valor.
No Brasil, o código de ética médica proíbe os profissionais, de modo genérico, de receitarem remédios influenciados pela indústria e uma resolução do Conselho Federal de Medicina, do ano 2000, obriga os profissionais a declararem o grau de relacionamento que mantêm com seu patrocinador, seja de uma pesquisa, seja da viagem a um congresso.
"Essas são as marcações legais que existem, mas, nas discussões para revisão do código, criamos um capítulo em que há indicação para não aceitar nenhum brinde da indústria farmacêutica", diz Roberto d'Ávila, vice-presidente do CFM.


Texto Anterior: Foco: Maleta de brinquedos ajuda a explicar doença a criança infectada por HIV
Próximo Texto: Coordenação: Estimular Down melhora seu desempenho
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.