São Paulo, segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Texto Anterior | Índice

ARTICULAÇÕES

Agachamento constante sobe risco de artrite

DA REPORTAGEM LOCAL

Ciclistas e pessoas que passam longos períodos na posição agachada podem ter risco aumentado de desenvolver artrite nos joelhos, mostra uma nova pesquisa iraniana.
Realizado com 480 pessoas que tinham osteoartrite e 490 sem o problema, o estudo foi desenvolvido na Universidade de Medicina de Teerã.
Os pacientes que passaram mais de 30 minutos por dia na posição de agachamento foram 1,5 vez mais propensos a ter osteoartrite nos joelhos. Os que pedalavam por mais do que 30 minutos diários foram duas vezes mais propensos.
Da mesma forma, aqueles que tinham empregos que exigiam ficar com os joelhos dobrados por mais de meia hora por dia tinham esse risco dobrado.
Donas de casa tiveram maior chance de ter o problema do que mulheres que trabalhavam fora.
Segundo os pesquisadores, os achados reforçam a hipótese de que o uso excessivo de uma articulação possa influenciar no risco de desenvolver artrite.
A osteoartrite ocorre quando a cartilagem das articulações se danifica. Normalmente, o problema começa após a meia-idade. Os joelhos são frequentemente afetados.

Texto Anterior: Idosos: Mulher dorme mais
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.