São Paulo, terça-feira, 27 de abril de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

foco

Doença rara faz menino envelhecer mais rápido

Reprodução/Dailymail.co.uk
Aos 11 anos, o inglês Harry Crowther sofre de artrite

DA REPORTAGEM LOCAL

Um inglês de apenas 11 anos sofre uma doença genética rara que o faz envelhecer precocemente, numa velocidade cinco vezes mais rápida do que pessoas sadias. A doença é chamada de síndrome de Hutchinson-Gilford.
O geneticista Décio Brunoni, coordenador do Centro de Genética Médica da Unifesp, já atendeu ao menos três casos de pacientes com a síndrome no Brasil.
Os sinais clássicos são calvície precoce, atrofia do tecido gorduroso, alterações esqueléticas e afinamento da pele. Associado a isso, o paciente desenvolve, ainda na infância, artrite, osteoporose, hipertensão, aterosclerose e outras doenças que geralmente surgem após os 40.
A síndrome é causada por uma alteração genética em uma proteína que constitui o núcleo celular. "Isso torna o problema generalizado e o envelhecimento ataca todas as células", diz Brunoni.
Não há tratamento e a expectativa de vida desses pacientes é curta, já que vão desenvolver doenças do envelhecimento mais cedo.


Texto Anterior: Análise: Não há autonomia pela metade
Próximo Texto: Humor: Pessoas que têm depressão consomem mais chocolate
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.