São Paulo, domingo, 27 de setembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

saiba mais

Doença tem alto índice de mortalidade

DA REPORTAGEM LOCAL

A anemia aplástica, também conhecida como aplasia medular, ocorre quando, por motivos desconhecidos, a medula óssea deixa de fabricar as células do sangue (glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas).
"Trata-se de uma doença extremamente grave, com alta taxa de mortalidade", diz Carlos Chiattone, presidente da Sociedade Brasileira de Hematologia e Hemoterapia. "Tanto que, quando um doador é encontrado nos bancos de medula, esses casos têm preferência e passam na frente", conta Chiattone.
A doença pode ser causada por exposição a agentes como alguns defensivos agrícolas e drogas. Mas ela também parece ter um componente autoimune e, em muitos casos, não é possível determinar a causa da doença.
Os sintomas estão ligados à falta das células sanguíneas. Ela provoca anemia por deficiência de glóbulos vermelhos. A pessoa tem infecções por falta de glóbulos brancos e hemorragias pela ausência das plaquetas.
O paciente pode ter grandes sangramentos por machucados simples como cortes nos dedos, ou pequenas cirurgias, além de hematomas frequentes.
O diagnóstico é feito com uma amostra da medula óssea do osso do quadril.

Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Plantão médico: Direitos e deveres dos médicos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.