São Paulo, sábado, 28 de fevereiro de 2009

Texto Anterior | Índice

LER/DORT

Grupos discutem impacto de lesões por esforço repetitivo

DA REPORTAGEM LOCAL

Dois núcleos de trabalho sobre LER/Dort (lesões por esforço repetitivo e distúrbios em músculos e ossos relacionados ao trabalho) começam a se reunir na próxima semana, na Câmara Municipal de São Paulo, para avaliar o impacto do problema na capital paulista.
Um deles tem como meta elaborar uma legislação voltada à prevenção da doença. O outro fará um levantamento sobre o número de trabalhadores que recebem alta para voltar ao emprego mesmo sem condições para isso.
O início do trabalho se dará logo após a comemoração do Dia Internacional de Prevenção às LER/Dort, hoje.
Segundo Pérsio Dutra, diretor do Departamento Intersindical de Estudos e Pesquisas de Saúde e dos Ambientes de Trabalho, as atuais normas protegem funcionários que trabalham sob o regime de CLT, mas não servidores públicos, membros de cooperativa ou profissionais autônomos. A meta é desenvolver, dentro de um ano, um projeto de lei que atinja essas categorias.
De acordo com o médico do trabalho Erivalder Guimarães, algumas medidas ajudam a prevenir o problema, como o uso de mobiliário ergonômico, a prática de ginástica laboral, a diversificação de tarefas e o descanso.


Texto Anterior: Foco: Novo ambulatório de urologia no HC prioriza atendimento de idosos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.