São Paulo, sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

PREVENÇÃO

Médicos nos EUA recomendam dar vacina de HPV para meninos

DE SÃO PAULO - Meninos e jovens devem ser vacinados contra o HPV (papilomavírus humano), segundo um painel de especialistas conselheiros do governo americano.
A imunização é feita em três doses. De acordo com a nova recomendação, meninos de 11 e 12 anos devem receber as injeções. Quem não tiver sido vacinado nessa idade e tiver até 21 anos também deve ser imunizado. Mas é possível vacinar meninos a partir dos 9 anos. No Brasil, a aprovação do uso da vacina de HPV para meninos foi feita neste ano. Nos EUA, a aprovação aconteceu em 2009. Antes, a imunização era recomendada só para meninas e mulheres.
Uma pesquisa publicada na revista"New England Journal of Medicine" comprovou que a vacina reduz em 90% as lesões genitais causadas pelo HPV. O estudo clínico, que acompanhou 4.065 homens em 18 países, inclusive o Brasil, comprovou a eficácia da imunização contra lesões ligadas aos tipos 6, 11, 16 e 18 do vírus.
O HPV é sexualmente transmissível e pode causar, além de verrugas genitais, câncer. Pesquisas recentes apontam que o vírus tem crescido como causa de tumores na região da boca. Em mulheres, o HPV leva ao desenvolvimento de câncer do colo do útero. As injeções ainda não estão disponíveis na rede pública em todo o país. Nas clínicas particulares, o custo é de R$ 900.


Texto Anterior: Antiviral: Vigilância Sanitária aprova nova droga contra hepatite C
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.