São Paulo, sexta-feira, 29 de maio de 2009

Texto Anterior | Índice

TELEMEDICINA

Rio amplia Saúde da Família com videoconferências

DA SUCURSAL DO RIO

A Prefeitura do Rio vai colocar à disposição dos clínicos gerais espalhados pela cidade uma central com especialistas que poderão ser acionados para tirar dúvidas sobre o atendimento.
A medida faz parte do projeto de ampliação do Programa Saúde da Família na capital, que hoje atende a apenas 3,5% da população.
A área de Santa Cruz (zona oeste) foi escolhida para testar o sistema, que deve ser ampliado para toda a cidade.
Nessa região, serão construídas 19 Clínicas de Família, onde ficarão as 133 equipes médicas. Elas terão apoio, por meio de videoconferência, de especialistas de áreas como cardiologia, pediatria e neurologia.
O serviço de telemedicina, voltado para áreas distantes, já é usado em outras regiões do país. "A ideia é oferecer às áreas mais pobres um atendimento especializado", disse Chao Lung Wen, presidente do Conselho Brasileiro de Telemedicina.
O programa busca "reorientar" o sistema de saúde do Rio, cujos investimentos estão concentrados nos hospitais (83% do orçamento da saúde), enquanto 85% dos pacientes têm o perfil de atenção básica.
(ITALO NOGUEIRA)


Texto Anterior: Pernambuco: Centro gratuito de reprodução é aberto
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.