São Paulo, domingo, 29 de maio de 2011

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

PLANTÃO MÉDICO

JULIO ABRAMCZYK - julio@uol.com.br

Uma pedra no caminho da gestante

A reunião anual da "Digestive Disease Week - 2011", realizada entre os dias 7 e 10 de maio em Chicago, nos EUA, mostrou abordagens diferentes para algumas doenças do aparelho digestivo.
Médicos da universidade de Washington observaram que o excesso de ingestão de carboidratos e frutose às refeições, na gravidez, aumenta o risco de surgirem cálculos biliares nas gestantes.
Segundo os pesquisadores, problemas relacionados a pedras na vesícula biliar são frequentemente causa não obstétrica de internação hospitalar de mulheres, um ano após o nascimento do bebê.
A repercussão de problemas emocionais no estômago e nos intestinos é um importante e muito bem estudado capítulo da medicina psicossomática.
na reunião, foi discutida a possibilidade de muitos pacientes (e às vezes seus médicos) confundirem distúrbios intestinais como diarréias e gases, em episódios repetitivos, a intolerância à lactose (pessoas que não podem tomar leite ou comer seus derivados), quando, na realidade, representam a repercussão no organismo de problemas emocionais.
Destacaram que, no caso de não ser identificada a origem do distúrbio, as pessoas devem evitar dieta isenta de laticínios pela possibilidade de surgir deficiência de cálcio no organismo, o que contribui para o surgimento da osteoporose.
outro estudo apresentado analisou os benefícios de exames de sangue para detectar preventivamente doentes assintomáticos, mas portadores da doença celíaca.
ela provoca distúrbios intestinais pela intolerância ao glúten, uma proteína encontrada no trigo, no centeio, na cevada, na aveia e no malte.
Seus portadores devem excluir das refeições alimentos com glúten.
essa pesquisa mostrou que pacientes aparentemente assintomáticos apresentavam sintomas subclínicos e qualidade de vida reduzida ao consumir alimentos com glúten em sua composição.

PRÊMIO
o instituto do Câncer do estado de São Paulo, em parceria como Grupo Folha, estabeleceu o Prêmio Octavio Frias de oliveira, neste ano Em sua 2ª edição, visando incentivar a pesquisa nacional na área da prevenção e do tratamento do câncer.
As inscrições podem ser feitas até o dia 1º de julho. informações:
www.icesp.org.br/premio/regulamento.pdf.


Texto Anterior: Depoimento: "Já acordava pensando em cigarro"
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.