São Paulo, segunda-feira, 29 de junho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CÂNCER

Tumor libera moléculas que potencializam dor em doente

DA REPORTAGEM LOCAL

Pesquisadores da Universidade de Heidelberg (Alemanha) descobriram que os tumores liberam duas moléculas que deixam as células nervosas mais sensíveis, o que potencializa a dor.
Os resultados da pesquisa, publicada no site "Nature Medicine", podem dar início a um novo enfoque no desenvolvimento de remédios para os pacientes de câncer.
A dor causada pelo câncer é difícil de ser atenuada com remédios tradicionais como os opiáceos. Essas drogas requerem altas doses, o que costuma criar tolerância e sérios efeitos colaterais.
Os cientistas descobriram que o contato das moléculas faz com que as células nervosas perto do tumor sejam mais sensíveis à pressão. O crescimento do câncer também causa dor, pois o tecido se expande e produz pressão.
No trabalho, foram injetados anticorpos em tecidos para bloquear as áreas de contato entre essas moléculas e as células nervosas, o que reduziu tanto o crescimento do tumor, quanto a sensibilidade das células.


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Neonatologia: Vitamina A após o parto pode ser boa para o bebê
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.