São Paulo, quarta-feira, 29 de julho de 2009

Texto Anterior | Índice

Paciente com câncer tem enfermeiro de referência

Projeto está funcionando desde o início do mês em SP

FERNANDA BASSETTE
DA REPORTAGEM LOCAL

Desde o início do mês, todos os pacientes internados no Icesp (Instituto do Câncer do Estado de São Paulo Octavio Frias de Oliveira), em São Paulo, são acompanhados por um enfermeiro de referência -profissional com a função de alinhar as condutas da equipe multiprofissional para oferecer cuidados focados nas necessidades individuais do paciente.
Segundo Wania Baia, diretora-geral de assistência do instituto, o modelo foi espelhado em experiências de alguns hospitais particulares e também em ações semelhantes realizadas em hospitais do exterior.
"Implantamos esse programa porque temos pacientes de alta complexidade que precisam ser atendidos de acordo com sua particularidade. O enfermeiro será a pessoa que estabelecerá um elo de confiança com o paciente", diz.
Baia explica que, com o acompanhamento individualizado, o profissional passa a conhecer melhor o paciente, identificando as preferências e as dificuldades de cada um. "Esse profissional também será a referência para a família", diz.

Do início ao fim
Segundo a diretora-geral, o enfermeiro de referência acompanha esse paciente do início ao fim da internação. "Ele conhece o paciente como um todo e isso torna o atendimento mais humanizado. Como o projeto já está em prática, até o "bom dia" a gente percebe que já é diferente."
Quando o enfermeiro de referência está de folga, quem o substitui é o enfermeiro associado. "Além de melhorar o atendimento ao paciente, esse modelo otimiza todo o processo. Se o médico ligar, por exemplo, esse enfermeiro passará toda a informação sobre o paciente. Tudo ficará concentrado na mesma pessoa", explica.
O projeto enfermeiro de referência foi iniciado nas unidades de internação e a ideia do Icesp é expandi-lo para as outras áreas. Hoje estão em funcionamento 171 leitos de internação e 26 de UTI. Quando o Icesp estiver trabalhando com capacidade plena, serão 360 leitos de internação e 84 de UTI.


Texto Anterior: Anvisa não veta Câmara, mas tem regra
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.