São Paulo, segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CARDIOLOGIA

20% das pessoas ainda têm dor no peito um ano após infarto

DA REDAÇÃO

Uma em cada cinco pessoas em recuperação depois de ataques cardíacos continua a ter dores no peito um ano após o incidente, segundo estudo realizado pela Universidade do Colorado, que analisou quase 2.000 pacientes. De acordo com a pesquisa, as dores no peito após o infarto podem estar ligadas ao fumo ou à depressão.
A angina, ou dor no peito, é um sintoma comum de doenças cardíacas, e médicos dizem que alguns pacientes continuarão a senti-la após infartos, apesar dos esforços para tratar o problema.
O objetivo do estudo, realizado com a colaboração de pesquisadores da Denver Colorado University e do Veteran's Affairs Medical Center, era descobrir a extensão do problema. Dos pacientes que responderam ao questionário do estudo, um ano após seus ataques cardíacos, 19,9% ainda tinham dores no peito e 1,2% deles sentiam dor todos os dias.
O grupo mais susceptível à angina é composto de homens jovens com marca-passos, homens fumantes ou com sintomas de depressão.
Os pesquisadores dizem que os resultados podem ajudar os médicos a monitorar pacientes em risco. (Com agências internacionais)


Texto Anterior: Cirurgia é uma das mais complexas
Próximo Texto: Respiração: Fogos de artifício pioram asma
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.