São Paulo, quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Índice | Comunicar Erros

O que vem aí

As tendências no mercado de saúde e bem-estar para 2011, segundo pesquisadores e especialistas em comportamento

Serviços

MAIS POPULAR
Grandes redes de laboratórios já começarama criar subredes para as novas classes médias. Segundo o sociólogo Dario Caldas, do birô Observatório de Sinais, toda a especialização dos serviços para classes altas vai ter sua versão para a classe C, como as ‘segundas marcas’ de redes de academias com mensalidades baratas.

CHECK-UP DE PRESENTE
Uma tendência que começa a crescer nos EUA é demonstrar apreço por alguém presenteando com um "vale saúde".

Fitness

Henry Romero/Reuters
Recepção da academia Hard Candy Fitness, da cantora Madonna, inagurada há um mês na Cidade do México

EFEITO MADONNA
A cantora, que acaba de abrir uma academia no México, traz a indústria de entretenimento para mundo da malhação. Aulas em grupo de danças pré-coreografadas, como a Zumba, já viraram febre na Europa e nos EUA.

Medicina

MOBILIDADE
Celulares e computadores tipo ‘tablet’ permitirão acompanhar pacientes à distância. No Brasil, já há projetos para o controle do diabetes infantil por mensagens de texto (SMS). Médicos podem monitorar sinais vitais de pacientes internados por meio do aplicativo Air Strip, para iPhone. Monitor cardíaco e medidor de pressão que transmitem informações para os médicos estão em teste.

INFORMAÇÃO
O site Google Body Browser mostra o corpo em imagens 3D e o aplicativo Pain Free Back, para iPhone, ensina exercícios para dor nas costas. Estão sendo testados aplicativos que dão diagnóstico por meio do somda tosse. São mais fontes de informação especializada voltadas para leigos.

INDIVIDUALIZAÇÃO
Segundo o imunologista Jorge Kalil, da USP, marcadores genéticos ajudarão a entender como a pessoa metaboliza os remédios e a personalizar as doses, para maior eficiência e menor toxicidade.

CUIDADO DESDE O BERÇO
A análise do DNA de recém-nascidos, para buscar marcadores genéticos da predisposição a certas doenças, vai ajudar a evitá-las. Hipertensão, colesterol alto e propensão à dependência química entram no rol da chamada profilaxia dirigida.

REMÉDIOS BIOLÓGICOS
Pesquisas sobre anticorpos fabricados em laboratório, já usados para tratamento de doenças autoimunes e de alguns tipos de câncer, buscam ampliar o uso desses remédios para outras doenças.

CÉLULAS-TRONCO
De acordo com Jorge Kalil, as aplicações mais imediatas das terapias comcélulas-tronco devem surgir na ortopedia, para reconstrução de tendões e cartilagens.

Beleza e cosméticos

REMÉDIO-COMIDA-COSMÉTICO
As fronteiras entre medicamento, comida e produtos de beleza estão acabando, segundo o birô de tendências Voltage. Começama surgir na Europa dietas para melhorar a fertilidade, como evolução das pílulas para pele e cabelo.

MULTITAREFAS
Protetor solar já funciona como creme anticelulite. A caminho: blush que se adapta ao tom da pele e creme antiolheiras combola vibratória que trata o inchaço dos olhos.

COSMÉTICOS COLABORATIVOS
Marcas internacionais lançaram kits com ingredientes básicos para serem misturados pelo consumidor. Surgem cremes personalizados, baseados nos marcadores genéticos do tipo de pele.

REGENERAÇÃO
O novo objetivo dos cosméticos é regenerar em vez de corrigir sinais. As terapias com células tronco inserem de vez no imaginário a ideia de reconstruir algo em laboratório.

(DÉBORA MISMETTI E IARA BIDERMAN)


Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.