São Paulo, domingo, 30 de maio de 2010

Texto Anterior | Índice

PLANTÃO MÉDICO

JULIO ABRAMCZYK - julio@uol.com.br

Os turistas da saúd

NO DIA 18 DE JUNHO, a Associação Paulista de Medicina promove o 1º Fórum de Discussão de "Medical Travel".
Em agosto, também em São Paulo, acontece a "Medical Travel Meeting Brazil" (medicaltravelmeetingbrazil.com), organizada por uma empresa brasileira especializada em turismo médico.
Os turistas da saúde são pacientes que viajam para fazer tratamento médico.
Antigamente, pela excelência da atenção médica, os Estados Unidos eram procurados para a resolução de doenças clínicas e cirúrgicas.
Hoje, excelência é encontrada em muitos países. Brasil inclusive, o que o transforma em destino desse turismo.
Dentro disso, levam-se em conta não só os bons resultados dos tratamentos, mas os custos menores para pacientes e convênios do exterior.
Já são consideradas alternativas internacionais para o "medical travel" ao Brasil as áreas da cirurgia cardíaca e da cirurgia plástica.
A vinda de pacientes, entretanto, envolve questões éticas e problemas técnicos que serão abordados nas reuniões de junho e de agosto.
Entre eles, eventuais problemas no pós-operatório.
Podem surgir dificuldades para encontrar um cirurgião que cuide das complicações de uma operação realizada por outro médico no exterior.


Texto Anterior: Escrito com o nariz
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.