São Paulo, segunda-feira, 30 de maio de 2011

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

Bactéria em verduras causa surto de doença na Alemanha

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Um surto de infecções causadas pela bactéria E. coli atingiu a Alemanha. As autoridades sanitárias atribuem a transmissão a vegetais contaminados, e os principais suspeitos são pepinos importados da Espanha.
Até ontem, dez pessoas morreram por uma complicação associada à bactéria, a síndrome hemolítico-urêmica, que reduz o número de plaquetas no sangue e leva à insuficiência renal aguda.
Segundo representantes do Ministério da Saúde alemão, é o maior surto da síndrome no mundo. Já há 300 casos registrados da doença.
O ministro da Agricultura e Proteção ao Consumidor alemão disse ontem que especialistas de seu país e da Espanha ainda não conseguiram identificar totalmente a origem da contaminação, por isso a recomendação é evitar o consumo de outros vegetais, além do pepino.
Alguns produtores locais de verduras estão destruindo suas plantações, para evitar que a epidemia se alastre.

OUTROS PAÍSES
Na Áustria, a Agência de Vigilância Sanitária pediu o recolhimento de pepinos, berinjelas e tomates orgânicos de origem espanhola, que eram distribuídos por 33 lojas austríacas.
Casos da síndrome já foram registrados na Áustria, Suécia, Dinamarca, Holanda e Reino Unido. Todos os casos foram relacionados a viagens à Alemanha.


Texto Anterior: Depoimento: Cabeleireira de 26 anos fuma escondida da avó
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.