São Paulo, segunda-feira, 31 de maio de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ASMA

Alergia prejudica resposta contra vírus respiratórios

DE SÃO PAULO - Quem sofre de alergias respiratórias tem mais chance de ter quadros mais graves de infecções respiratórias. E, quanto melhor o controle do quadro alérgico, maior a chance de o organismo desenvolver uma resposta mais eficiente contra vírus como os da gripe, mostra um estudo americano publicado no "Journal of Immunology".
Segundo a pesquisa, quando pessoas com asma, por exemplo, entram em contato com um agente capaz de disparar alergias e um vírus respiratório ao mesmo tempo, o quadro alérgico interfere na resposta do sistema de defesa contra o vírus. E essa interferência pode contribuir para exacerbar o quadro de asma.
O estudo acompanhou 56 pessoas com idades entre três e 35 anos. Ao isolar células de defesa dos participantes, os autores observaram que, em contato com vírus respiratórios, elas produzem proteínas que ajudam o corpo a mobilizar as defesas. Mas quando elas encontram primeiramente o estímulo alérgico, a capacidade de produzir esses compostos fica prejudicada.


Texto Anterior: Pânico na mesa de cirurgia
Próximo Texto: Doentes Crônicos: 25% dos internados voltam ao hospital em até dois anos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.