Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Saúde + Ciência

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Anvisa veta desenhos em rótulo de repelente infantil

Objetivo é evitar intoxicação de crianças; fabricantes são contra mudança

JOHANNA NUBLAT DE BRASÍLIA

Os repelentes infantis não poderão mais ter desenhos ou outras imagens de apelo para crianças em suas embalagens, segundo uma resolução aprovada ontem pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Hoje, é possível encontrar produtos com ilustrações de crianças brincando, de uma mãe segurando um ursinho e empurrando o carrinho do bebê, entre outros.

O objetivo da regra é evitar a intoxicação por crianças ao reduzir o apelo do produto para o público infantil-e o uso indevido do repelente.

A medida, aprovada ontem, vale para substâncias naturais e para produtos que contêm DEET (dietiltoluamida), princípio ativo que pode causar irritação na pele e é tóxico se ingerido.

A nova regra permite que os repelentes infantis sejam diferenciados daqueles de uso adulto por cores e frases.

A Abihpec (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos) criticou o veto aos desenhos e argumentou que os pais estão acostumados a identificar os repelentes infantis por imagens.

A justificativa, porém, não convenceu os diretores da Anvisa. "Um produto que tem um bichinho incentiva a criança a brincar. É lógico que a situação transcende a simples questão da informação", disse Jaime Oliveira, um dos diretores da agência.

A Anvisa não tem, porém, dados sobre intoxicação causada por esse produto.

Fábio Bucaretchi, professor do departamento de pediatria da Unicamp, diz que especialistas trabalham há quatro anos para criar um sistema com informações como essas. O professor elogia a medida da Anvisa, independentemente do número de intoxicações pelo produto.

A Anvisa também aprovou a inclusão de uma advertência para que grávidas e lactentes consultem o médico antes de utilizar o produto e a inserção do telefone para queixas sobre intoxicação.

Produtos que já estão no mercado têm um ano e meio para se adaptar. Novos produtos já devem entrar no mercado seguindo as regras aprovadas -que devem ser publicadas no "Diário Oficial da União" ainda nesta semana.

OUTROS PRODUTOS

A agência pode ir além no tema da regulação de embalagens de produtos infantis.

Também foi aprovado, durante reunião da diretoria, um chamamento público para que entidades se manifestem sobre a adequação de embalagens de produtos infantis regulados pela Anvisa. Não está definido, porém, o alcance da proposta.

"Já está na hora de a Anvisa trabalhar em cima de um posicionamento institucional mais amplo sobre como vamos tratar questões de rotulagem envolvendo a atratividade para o público infantil", disse Oliveira, da Anvisa.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página