Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Saúde + Ciência

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Plantão Médico

JULIO ABRAMCZYK - julio@uol.com

Bactérias intestinais e remédios

A interferência de bactérias normalmente presentes na flora intestinal na ação de alguns remédios já era conhecida. Como acontecia, entretanto, era desconhecido.

Na revista "Science" de ontem, Henry J. Haiser e colaboradores explicam como a bactéria "Eggerthella lenta" inativa a ação da digoxina, um conhecido e antigo medicamento para o coração.

Nesse estudo, os autores mostram que a "E. lenta" reduz a concentração da digoxina e que a arginina (um importante aminoácido) inibe essa reação.

Antes desse trabalho, o mecanismo molecular da redução da digoxina e os fatores da ação microbiana na droga eram desconhecidos.

Dessa forma, as variações na dieta das pessoas podem explicar a variabilidade na ação do remédio.

Como o espectro de ação da digoxina é muito estreito, doses baixas podem não atuar e altas podem intoxicar.

Em 1785, na Inglaterra, o sucesso de um charlatão com a garrafa de uma planta fez um médico estudar o milagroso líquido. Ele observou que o extrato da "Digitalis lanata", popularmente conhecida como dedaleira, intervém na atividade cardíaca.

Ao longo desses mais de 200 anos, a planta tem sido empregada, em suas várias formas, para a insuficiência cardíaca e arritmias. Inicialmente, ela era um extrato de alto risco pela facilidade de provocar intoxicação, mas o problema foi controlado na sua dosagem por comprimidos e ampolas.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página