Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Saúde + Ciência

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Plantão Médico

JULIO ABRAMCZYK - julio@uol.com

Os necessários estímulos para a memória

É considerado normal no envelhecimento a dificuldade do idoso em reter novos conhecimentos, denominada declínio cognitivo pelos neurologistas.

Antigamente, sua origem era relacionada à morte de células do cérebro e a consequente diminuição das sinapses entre os neurônios.

O professor Peter Huttenclocher, morto no último dia 21, nos EUA, foi pioneiro ao identificar a plasticidade cerebral como o comportamento do cérebro e sua capacidade de adaptação aos primeiros anos de vida.

Atualmente, plasticidade cerebral é também a habilidade de se adequar ao declínio promovido pela idade, e os neurofisiologistas consideram que as alterações observadas são mais sutis e seletivas do que se pensava, o que vem proporcionando novos rumos na atenção aos idosos.

A Editora Atheneu acaba de lançar "Estimulação Cognitiva para Idosos "" Ênfase em Memória", escrito por neurologistas, psiquiatras, geriatras, psicólogos e terapeutas ocupacionais.

A obra tem técnicas de estimulação cognitiva visando a melhoria da qualidade de vida de idosos pela intervenção não farmacológica.

No livro, a terapeuta ocupacional Fabiana Roda lembra que idosos têm capacidade de aprender e empregar estratégias mnemônicas, tornando a gravação de informações novas mais eficaz.

Assinala ainda que a estimulação cognitiva melhora e mantém o funcionamento cognitivo em idosos.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página