Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Saúde + Ciência

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Restauração sexual

Seita que crê na origem alienígena da vida na Terra dá apoio a cirurgiões que reconstroem o clitóris de mulheres vítimas de mutilação genital; eficácia da operação é questionada

JOANNA WALTERS DO "GUARDIAN", EM SAN FRANCISCO

Sete mulheres nervosas aguardam em frente a um prédio de tijolinho em San Francisco para passar por uma cirurgia.

O lugar não anuncia sua finalidade por muitas razões. Primeiro, a cirurgia em questão diz respeito à sexualidade feminina. Em segundo lugar, ela vai contra tradições de milhões de famílias pelo mundo --tradições brutais.

E há o caráter surreal das duas responsáveis pelo procedimento: a cirurgiã alta e loira, que por acaso nasceu homem, e a animada terapeuta francesa que faz parte da bizarra seita raeliana, surgida nos anos 1970, para a qual os humanos foram criados por extraterrestres para vivenciarem a alegria plena.

SALA DE CIRURGIA

Em pouco tempo, uma das primeiras pacientes, Zaria (nome fictício), 24, está anestesiada. "O estado desta é péssimo", diz a cirurgiã.

Estudante de medicina, tatuada e com fartos cabelos negros, Zaria mais parece uma boneca que uma mulher. Sua genitália é completamente lisa, tirando a abertura. A cirurgiã ergue o bisturi e começa a cortar uma camada espessa de tecido cicatrizado.

É a segunda vez na vida de Zaria que alguém corta suas partes mais íntimas. A primeira foi em Serra Leoa, quando ela tinha 11 anos.

Parentes a levaram ao campo com o pretexto de fazer um passeio. Ali chegando, ela foi posta numa fila com 20 outras garotas e forçada por mulheres mais velhas a se deitar no chão. Seus lábios vaginais e seu clitóris foram cortados.

"Gritei tão alto que uma das mulheres sentou em cima da minha cabeça e quase me sufocou enquanto estavam me cortando."

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, mais de 140 milhões de mulheres no mundo sofrem os efeitos da mutilação genital, que é praticada no nordeste e oeste da África e também em países como Iêmen e Indonésia.

Uma pequena fração delas vem procurando cirurgiões que propõem um esforço radical de reabilitação.

A cirurgia tem o objetivo de facilitar as relações sexuais e o parto, além de dar às mulheres capacidade de sentir prazer sexual com a recuperação do clitóris, o que é controverso no meio médico.

Zaria se mudou para os EUA quando era adolescente. As feridas dos cortes que ela sofreu formaram uma camada espessa de tecido cicatrizado que deixou sua genitália insensível ao toque.

"Meu noivo terminou comigo dois meses atrás porque eu não queria transar. Ele é de Serra Leoa também, então sabe sobre a mutilação e me deu apoio, mas no fim ele foi embora com outra."

Chegando à clínica, Zaria e outras mulheres foram saudadas pela dupla que as tinha incentivado a romper as barreiras dos tabus culturais.

A DUPLA

Uma delas é a cirurgiã Marci Bowers, especializada em cirurgias de troca de sexo --ela própria nasceu homem e se tornou mulher. Duas vezes por ano, ela libera sua agenda para fazer cirurgias gratuitas em vítimas de mutilação. As pacientes pagam US$ 1.700 à clínica onde Bowers aluga uma sala. Até agora, ela operou 50 mulheres.

A outra é a francesa Nadine Gary, residente em Las Vegas. O fato de pertencer à seita raeliana a inspirou a ajudar vítimas da mutilação.

Fundada por Claude Vorilhon (Rael), que conta histórias absurdas sobre ter sido levado numa nave alienígena para conhecer Moisés, Jesus e Buda, a seita afirma que a vida na Terra foi criada por extraterrestres com a ajuda de engenharia genética.

Os seguidores da seita fazem campanha pela paz mundial, mas também pelo prazer sexual sem restrições.

A organização beneficente de Gary se chama Clitoraid e faz campanha pelo fim da mutilação, além de promover cirurgias e oferecer terapia emocional e sexual.

CLITÓRIS REVELADO

Depois de retirar o tecido cicatrizado, Bowers faz incisões profundas para cortar ligamentos em volta da área onde ficava o clitóris de Zaria. Uma ponta de tecido cor-de-rosa proeminente aflora.

Bowers afirma que, dois meses após a cirurgia, o tecido erétil pode funcionar como clitóris, restaurando o potencial de sexo com prazer.

Em outubro, a cirurgiã vai a Burkina Fasso, na África, para celebrar a abertura de um hospital pela Clitoraid para a realização da cirurgia.

Há controvérsia em relação à eficácia do método. O pioneiro da técnica é o francês Pierre Foldes, que começou a realizá-la há duas décadas e já operou 3.000 mulheres. Um artigo publicado por ele no "Lancet" em 2012 diz que, das mulheres que se consultaram um ano após a cirurgia, a maioria tinha orgasmos e 98% sentiram prazer.

Mas três médicas britânicas escreveram à revista dizendo que a operação é "anatomicamente impossível".

Efua Dorkenoo, do grupo feminista Equality Now, pediu à Organização Mundial da Saúde que inicie ensaios clínicos da cirurgia. Segundo ela, não se pode desprezar os argumentos dos dois lados.

Depois da cirurgia, Zaria não para de falar. "Não fiz isso para me vingar de meu ex-noivo nem para trazê-lo de volta. Isso não tem a ver com ele. Tem a ver comigo."


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página