Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Saúde + Ciência

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Plantão Médico

JULIO ABRAMCZYK julio@uol.com.br

A nova causa dos acidentes de trânsito

A Folha noticiou que o trânsito brasileiro é responsável por 40 mil mortes/ano, e quase a metade delas está associada ao consumo de bebidas alcoólicas.

Um importante percentual da outra metade desses acidentes pode ter como causa o comportamento "distracted driving", cuja tradução tanto é "dirigir distraído" quanto "dirigir alienado".

No primeiro número deste ano do "New England Journal of Medicine", trabalho de Sheila G. Klauer e colaboradores, ao analisar o "distracted driving", conclui que desviar o olhar da estrada para discar um número ou enviar mensagens pelo celular é um significativo fator de risco para desastres.

Outro estudo, de Garold Lantz e Sandra Loeb, do King's College, Filadélfia, EUA, sobre jovens motoristas enviando SMS (Short Message Service) --os conhecidos torpedos ou mensagens pelo celular-- ao volante dos carros, refere ser este um fenômeno crescente.

E perigoso, acrescentam: diminui o tempo de reação a uma emergência que surgir à frente do veículo, e essa reação é muito mais lenta do que a de um bêbado.

Os autores citam estatísticas americanas indicando que os adolescentes morrem mais em acidentes de trânsito do que por qualquer outra causa.

Daí a importância assumida pelo governo norte-americano em relação ao problema ao criar o site www.distraction.gov, visando modificar esse tipo de comportamento.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página