Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Saúde + Ciência

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

O texto abaixo contém um Erramos, clique aqui para conferir a correção na versão eletrônica da Folha de S.Paulo.

Cientistas brasileiros são acusados de plágio

Coautora era editora da revista em que artigos foram publicados; autor principal nega falha

MAURÍCIO TUFFANI COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A revista científica "Diabetology & Metabolic Syndrome" ("D&MS") informou no dia 27 de maio que dois artigos de coautoria da endocrinologista Marilia Brito Gomes, professora da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, teriam omitido citações a trabalhos de outros cientistas.

A pesquisadora havia deixado o cargo de editora-chefe da revista cinco dias antes.

A decisão da "D&MS" se baseou em investigação do grupo Biomed Central, em Londres, que edita a revista.

Carlos Antonio Negrato, autor principal dos dois estudos, negou que ele e Brito tenham cometido plágio, e ressaltou que os trabalhos são de revisão bibliográfica, que analisam conclusões de outros artigos. Segundo ele, foram usadas informações que podem ser semelhantes às de outras pesquisas que não foram consultadas.

A SBD (Sociedade Brasileira de Diabetes), fundadora da revista, informou que sua diretoria discutiu o caso e endossa a explicação dada por Granato. A entidade contratará a apuração de uma auditoria independente.

Marilia Gomes Brito presidiu a SBD de 2008 a 2009, quando a "D&MS" foi fundada. Após ela sair da publicação, o outro editor-chefe, Daniel Gianella-Neto, publicou as retratações, noticiadas nesta quarta (4) pelo blog "Retraction Watch".

Após receber a reclamação de plágio, o BioMed Central realizou uma investigação. "Um software de detecção de plágio mostrou que uma quantidade significativa de material havia sido copiada literalmente de outras publicações", afirmou Deborah Kahn, vice-presidente executiva do BioMed Central.

Marilia Gomes Brito não quis comentar as retratações, alegando que caberia a Granato dar esclarecimentos.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página