Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Saúde + Ciência

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Editora 'despublica' 60 artigos científicos

Pesquisador teria criado uma rede de pseudônimos para revisar seus próprios estudos

DO "NEW YORK TIMES"

Uma revista científica "despublicou" 60 artigos ligados a um pesquisador de Taiwan, acusando-o de "perverter o processo de revisão pelos pares" ao criar contas fraudulentas on-line para julgar os artigos favoravelmente e ajudá-los a serem publicados.

A editora Sage, que publica o "Journal of Vibration and Control", revista na qual saíram os artigos nos últimos quatro anos, disse que o pesquisador Chen-Yuan Chen criou uma rede de cientistas com nomes falsos e verdadeiros--cujas identidades ele assumia. A editora diz que, em pelo menos um caso, Chen, que também usa como primeiro nome Peter, revisou um artigo próprio utilizando um de seus pseudônimos.

Ao todo, Chen, professor de ciências da computação que deixou em fevereiro a Universidade Nacional de Educação de Pingtung em meio às investigações, parece ter criado 130 contas de e-mail que foram usadas para a revisão de artigos. Um porta-voz da editora disse que eles contataram todas as contas, mas não houve resposta.

A editora disse que todos os artigos retratados tinham no mínimo um autor ou revisor implicado na rede criada por Chen, e que possivelmente outros cientistas se envolveram na fraude.

As primeiras suspeitas de má conduta surgiram no ano passado e a universidade foi contatada.

Chen Chien-Huang, secretário-chefe da universidade, disse que a instituição ainda está investigando o caso. "Se há outros professores envolvidos na fraude é um assunto sob investigação."


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página