Índice geral Saúde + Ciência
Saúde + Ciência
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Plantão Médico

Julio Abramczyk
julio@uol.com.br

O açúcar que nos engorda

Obesos com frequência relatam passar fome, mas não conseguem perdem peso.

O mistério parece estar relacionado ao açúcar, um alimento altamente calórico que entra de contrabando diariamente na dieta, sugere estudo de Renata Bertazzi Levy e colaboradores publicado na edição de março da "Revista Brasileira de Epidemiologia".

Os autores destacam que o consumo do açúcar de mesa nos últimos 15 anos diminuiu bastante, mas o de "açúcar de adição", o açúcar adicionado aos alimentos, dobrou.

Esse é o açúcar que chega ao consumidor por meio de alimentos processados, tanto líquidos -como refrigerantes- quanto sólidos, como biscoitos, doces e chocolates.

Ao longo de três pesquisas, foi observado que o consumo desses alimentos aumentou significativamente.

Segundo uma delas, o consumo do "açúcar de adição" aumentou em 200% por meio de refrigerantes; a contribuição dos biscoitos foi de 100%.

Explicam os autores que calorias provenientes de meio líquido têm menor poder de promover saciedade em relação aos alimentos sólidos.

Isso resulta, então, no elevado consumo de açúcar, que pode estar associado também a uma diminuição no consumo de proteínas e nutrientes na dieta diária. É uma das explicações para o aumento excessivo de peso nas pessoas.

Dados recentes do Ministério da Saúde referem estar passando dos 15% a parcela de pessoas obesas na população brasileira. Nos últimos seis anos, a obesidade avançou quase 40% no país.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.