Índice geral Saúde + Ciência
Saúde + Ciência
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Rio+20

Especialistas criticam estratégia dos Brics para a cúpula da ONU

Países se alinham ao G77 para se esconder, dizem pesquisadores

DENISE MENCHEN
DO RIO

A decisão de Brasil, China e Índia de se alinhar aos 132 países em desenvolvimento, o G77, foi criticada ontem em seminário, no Rio. Os Brics são acusados de usar o grupo como biombo para evitar responsabilidades com o desenvolvimento sustentável.

Na Rio+20, a posição do G77 será apresentada pela Argélia, que o preside. "O G77 é desigual, jamais dirá algo que comprometa os interesses desses países maiores", diz o sociólogo Sérgio Abranches.

Para o economista José Eli da Veiga, os Brics respondem pela maior parte das emissões de efeito estufa e não podem adotar o mesmo discurso de um país que mal decolou para o crescimento.

Negociador-chefe da delegação brasileira, o embaixador André Corrêa do Lago rebate: "Não há motivo para que o Brasil não esteja nesse grupo de países, com os quais temos identidade e agenda muito próxima".

Ele afirma que quando se obtém consenso no G77 acerca de um ponto, ele ganha peso maior do que se fosse apresentado indivualmente.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.