Índice geral Saúde + Ciência
Saúde + Ciência
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Rio+20

Campanha da ONU usa Ronaldo e Gisele para anunciar cúpula

Objetivo é mobilizar brasileiros para a conferência sobre desenvolvimento sustentável em junho no Rio

Ação publicitária convida pessoas a enviar fotos, vídeos e textos sobre o que esperam para o futuro

DO RIO

Uma campanha com a participação de Ronaldo, Gisele Bündchen, Paulo Coelho, Oscar Niemeyer e outros brasileiros famosos e anônimos quer mobilizar a população do país para a Rio+20, a conferência das Nações Unidas sobre desenvolvimento sustentável que ocorre entre os dias 20 e 22 de junho no Rio.

Lançada ontem pela ONU, a versão local da campanha global "The Future We Want" (O Futuro que Queremos) convida as pessoas a usar a internet para enviar fotos, vídeos e textos sobre o que esperam para o mundo nas próximas décadas. As contribuições podem ser publicadas no site www.ofuturoquenosqueremos.org.br.

"A discussão sobre desenvolvimento sustentável só será um sucesso se a opinião pública em cada país se envolver e fizer pressão sobre os governos e as empresas", diz o diretor do Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil, Giancarlo Summa.

"É uma forma de influir sobre a conferência e sobre todas as discussões acerca do desenvolvimento sustentável que virão no futuro", diz.

No Brasil, a campanha terá o slogan "Eu Sou Nós", uma alusão tanto à necessidade de se pensar na coletividade quanto à força resultante da união de esforços individuais em uma causa.

O material de divulgação foi criado pelo Grupo Ogilvy sem custos para a ONU e será veiculado de forma voluntária por rádios, TVs, revistas e jornais. Os participantes não cobraram cachê.

Junto com a campanha, também foi apresentada a ferramenta Agenda Total (www.agendatotal.org), que terá seu conteúdo alimentado por representantes da ONU e de governos e por membros da sociedade civil.

O site permitirá ao público acompanhar a programação completa de eventos oficiais e paralelos da conferência. Parte do conteúdo, porém, será de acesso restrito aos órgãos da mídia que estarão cobrindo o evento.

Espera-se que a Rio+20 traga decisões importantes sobre o papel da economia verde no desenvolvimento.

(DENISE MENCHEN)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.