Índice geral Saúde + Ciência
Saúde + Ciência
Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

Nave privada faz primeiro voo à estação internacional

Foguete Falcon 9 colocou em órbita com sucesso cápsula não tripulada

Missão da Dragon é levar suprimentos para astronautas; próximo passo de empresas é carregar 'passageiros'

MARCIA DUNN
DA ASSOCIATED PRESS

A era das naves espaciais privadas começou na madrugada de ontem. Rasgando o céu noturno da Flórida, o foguete Falcon 9 e a cápsula não tripulada Dragon partiram rumo à ISS (Estação Espacial Internacional).

É a primeira vez que uma espaçonave comercial (criada pela empresa americana SpaceX) vai para o complexo orbital. O principal objetivo é levar suprimentos para os astronautas da estação.

O foguete foi ativado pouco antes das 4h (horário dos EUA) e colocou a cápsula em órbita sem problemas. O próximo e mais complicado passo será o acoplamento com a ISS, marcado para quinta.

Trata-se apenas de um voo de teste -a cápsula só carrega itens não essenciais, para o caso de algo dar errado.

No entanto, se essa missão e as seguintes tiverem êxito, naves comerciais poderão assumir a tarefa de levar astronautas para a ISS num prazo entre três e cinco anos.

O lançamento deveria ter acontecido no sábado passado, mas foi abortado literalmente no último segundo por causa de problemas técnicos.

A SpaceX investiu mais de US$ 1 bilhão no projeto. A Nasa também fez um investimento de US$ 380 milhões nos planos para a nave.

Por enquanto, o abastecimento da ISS e o transporte de astronautas para a estação têm dependido das veteranas naves russas Soyuz.

"É um grande dia para a América e para o mundo porque algumas pessoas acharam que estávamos indo embora [do espaço]", disse o administrador da Nasa, o ex-astronauta Charles Bolden.

O segundo estágio da nave levava as cinzas de mais de 300 pessoas, incluindo o ator James Doohan, que interpretou Montgomery Scott, o engenheiro da Enterprise na série "Jornada nas Estrelas".

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.