Índice geral Saúde + Ciência
Saúde + Ciência
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Plantão Médico

JULIO ABRAMCZYK - julio@uol.com.br

Congresso homenageia dupla de oftalmologistas

DOIS MÉDICOS brasileiros receberam homenagem do 12º Congresso Internacional de Catarata e Cirurgia Refrativa, realizado em São Paulo na semana passada, com o convite para proferir as "Conferências Magnas" da reunião.

Tadeu Cvintal, de São Paulo, desde 1964 vem contribuindo com inovações técnicas nas cirurgias da catarata, transplante ocular e glaucoma. No programa de residência do Instituto de Oftalmologia Tadeu Cvintal, reconhecido pelo Ministério da Educação, formou cerca de 300 especialistas.

Em sua conferência, Cvintal apresentou soluções para diminuir limitações no implante da lente tórica, considerada atualmente um dos maiores avanços das lentes intraoculares para catarata. Elas corrigem o frequente astigmatismo do pós-operatório, permitindo ao paciente dispensar os óculos.

Liliana Werner, formada em medicina em 1989 pela UFMG, hoje chefe do Departamento de Anatomia Patológica Ocular da Universidade de Utah, EUA, é autoridade mundial em patologia de lentes intraoculares.

Werner abordou a patogênese e prevenção da opacificação capsular. Essa ocorrência tratável pode surgir meses após o implante da lente intraocular na operação da catarata e deixa a visão turva. Os estudos de Liliana têm por base lentes intraoculares, originárias de diversos países e com diferentes problemas, e olhos contendo o implante, provenientes de bancos de olhos dos Estados Unidos.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.