Índice geral Saúde + Ciência
Saúde + Ciência
Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

Foto contribui para identificar câncer no olho que afeta crianças

Por conta do tumor, vista aparece esbranquiçada com o flash

Simon Plestenjak/Folhapress
Gabriel Aguiar, 3, teve o tumor identificado precocemente e hoje leva uma vida normal
Gabriel Aguiar, 3, teve o tumor identificado precocemente e hoje leva uma vida normal

GIULIANA MIRANDA
DE SÃO PAULO

Uma simples foto é a maior aliada no diagnóstico do retinoblastoma, um câncer no olho que que afeta sobretudo crianças de até cinco anos.

Por conta do tumor, que fica alojado no globo ocular, o reflexo das pupilas muda ao ser registrado nas fotos.

Ao invés do "olho vermelho" comum em fotos com flash, quem tem o tumor acaba com uma coloração branca na vista. O nome técnico desse fenômeno é leucocoria

"O exame de fundo de olho é muito importante e dá um diagnóstico mais confiável, mas o reflexo branco é o sinal mais evidente. Os pais que precisam se informar e ficar atentos", diz Carla Macerdo, oncologista do Graacc (Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer).

Foi assim que Cleiciane Aguiar, mãe do pequeno Gabriel, hoje com três anos, descobriu a doença do filho.

Quando ele tinha 11 meses, Cleiciane reparou no reflexo esbranquiçado no olhar do menino. Em uma consulta, o oftalmologista logo diagnosticou o problema.

"No início eu não sabia nada sobre a doença, e foi muito difícil receber a notícia. Felizmente, o Gabriel respondeu bem ao tratamento e hoje leva uma vida normal."

O diagnóstico e tratamento precoce aumentam muito as chances de que a criança se recupere praticamente sem sequelas. A maioria dos casos, porém, só é descoberta em estágios mais avançados.

Só no Graacc, mais da metade das crianças acabam precisando extrair todo o globo ocular para conter o avanço do tumor, que pode se espalhar até levar à morte.

"As próteses estão bem realísticas, mas não há muito o que fazer. A criança perde a visão", diz a médica.

No Brasil, são cerca de 400 novos casos por ano. Para os médicos, o ideal é o exame de fundo de olho seja feito ainda na maternidade.

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.