Índice geral Saúde + Ciência
Saúde + Ciência
Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

Saúde Responde

Mande sua pergunta para saude@uol.com.br ou al. Barão de Limeira, 425, São Paulo, CEP 01202-900

O que é a síndrome pós-pólio? Existe tratamento?

PAULO MAZZEI

A síndrome pós-poliomielite é uma desordem neurológica tardia que atinge cerca de 70% das pessoas que tiveram poliomielite (mais conhecida como paralisia infantil), em geral pelo menos 15 anos após a doença. Ela pode provocar novas atrofias musculares, dores, intolerância ao frio e muitos outros sintomas da degeneração neuromuscular. Os mecanismos exatos que provocam isso ainda não estão totalmente desvendados, mas a sobrecarga dos neurônios motores (as células nervosas responsáveis por coordenar o movimento) que sobreviveram à pólio está diretamente relacionada com o problema, segundo os especialistas.

De acordo com Renato Anghinah, neurologista do Hospital Samaritano de São Paulo, o tratamento é essencialmente diminuir o ritmo de vida, evitando movimentos repetitivos e esforços desnecessários. Fisioterapia sem ênfase na hipertrofia muscular também pode ajudar.

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.