Índice geral Saúde + Ciência
Saúde + Ciência
Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

Saúde responde

Mande sua pergunta para saude@uol.com.br ou al. Barão de Limeira, 425, São Paulo, CEP 01202-900

"Gostaria de saber qual é o tratamento não cirúrgico para fibromatose plantar. Existem experiências no Brasil com o Xiaflex?"
TARCILIA LUZIA DA SILVA
São Paulo

A fibromatose plantar é um tumor benigno de crescimento lento na sola do pé. Trata-se de nódulos de tecido conjuntivo na região. Acomete mais homens acima de 50 anos e pode ter causas hereditárias e/ou traumáticas. Segundo Cibele Réssio, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Pé e Tornozelo, "quase não se faz a cirurgia, porque em muitos casos o nódulo retirado volta a crescer. Já o tratamento clínico tem 80% de sucesso". Ele consiste em tomar anti-inflamatórios, fazer fisioterapia com alongamento da região e usar calçados e palmilhas confortáveis. O Xiaflex não tem sua venda liberada no Brasil, só na Austrália e nos EUA. Ele é usado para casos de contratura no pênis e na mão. Não há estudos mostrando sua eficácia para os casos de fibromatose plantar.

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.