Índice geral Saúde + Ciência
Saúde + Ciência
Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

Jipe-robô Curiosity dá seus primeiros passos em Marte

Nasa/France Presse
Imagem registrada pelo jipe em Marte mostra marcas de suas próprias rodas
Imagem registrada pelo jipe em Marte mostra marcas de suas próprias rodas

EM WASHINGTON

"Tenho o prazer de relatar que hoje o jipe Curiosity teve sucesso em seu primeiro deslocamento em Marte", disse ontem o engenheiro Matthew Heverly, em entrevista coletiva no JPL (Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa), seguido de aplausos. "Temos um sistema de movimentação totalmente operante."

Heverly, engenheiro escalado como piloto remoto do jipe, conseguiu fazê-lo andar alguns metros. Cientistas operando as câmeras de navegação do Curiosity registraram as marcas que as rodas deixaram no solo marciano.

Heverly iniciou o deslocamento fazendo o jipe andar 90 cm, depois, quando viu que o solo era seguro, levou o Curiosity mais 4,5 metros à frente. "O solo é firme e ótimo para dirigir", disse.

Depois, o engenheiro fez o jipe girar 120º em torno de si e andar mais 2,5 metros em outra direção.

"Sempre tivemos confiança de que o jipe iria andar, mas estávamos um pouco nervosos até recebermos os dados", afirmou. "As palavras 'temos imagens, e elas mostram o rastro' foram a melhor coisa que eu já ouvi pelo sistema de comunicação de voz no JPL."

Com o primeiro trajeto percorrido pelo Curiosity, o laboratório que o construiu deixa pela primeira vez sua marca personalizada em Marte. À medida que as rodas do jipe giram, elas deixam no solo um padrão de pontos e traços em código Morse. Quando o o robô anda, ele vai escrevendo no chão as iniciais do laboratório, JPL.

(RAFAEL GARCIA)

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.