Índice geral Saúde + Ciência
Saúde + Ciência
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Conflitos em família levam a abandono

DE SÃO PAULO

Mágoas e conflitos familiares antigos são as principais razões que levam as famílias a abandonar parentes nos hospitais.

"Muitos são casos de alcoolismo, em que o pai ou mãe abandonou a família no passado. Há muita dor mal resolvida", diz a assistente social Marcia Alves, do Hospital D. Pedro 2º.

O Estatuto do Idoso diz que o abandono de idosos em hospitais constitui crime. O familiar pode ser punido com detenção de seis meses a três anos e multa. "Mas é muito difícil punir um filho que agora não quer o pai porque, no passado, foi abandonado, maltratado", pondera a promotora Cláudia Beré.

No hospital de Suzano, houve sete casos em que a promotoria pública interveio. Em um deles, o município foi obrigado a custear uma casa de repouso a um idoso sem família que estava de alta desde 2009.

No D. Pedro 2º, 77% dos pacientes sem família são idosos. Muitos usam cadeiras de roda. "Para esses, a situação é ainda pior porque não há albergues públicos para recebê-los", diz Sueli Luciano Pires, diretora-técnica.

"Não dá para abrir o portão e colocá-los para fora. Para muitos deles, o hospital passou a ser a única referência de vida", diz.

Segundo a assessoria de imprensa da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, foi criado um grupo de estudo para encontrar soluções para os casos de idosos abandonados em hospitais.

(CC)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.