Índice geral Saúde + Ciência
Saúde + Ciência
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Taboão da Serra vai dar vacina de HPV para meninos

Imunização hoje só é feita em meninas

CLÁUDIA COLLUCCI
DE SÃO PAULO

Quase 3.000 meninas e meninos entre nove e 12 anos de Taboão da Serra (SP) serão vacinados contra o HPV (papilomavírus humano) a partir da próxima semana. É a primeira cidade do país a vacinar também garotos.

A aprovação da imunização para meninos foi feita no ano passado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Antes, a vacina só era recomendada para meninas e mulheres.

As doses ainda não foram incorporadas ao calendário nacional de vacinação. A versão quadrivalente, que protege contra quatro tipos do vírus, é oferecida para meninas em Campos dos Goytacazes (RJ), São Francisco do Conde (BA), São Pedro de Alcântara (SC) e, de forma experimental, em Barretos (SP).

Segundo o secretário da Saúde de Taboão, Milton Parrom, mil crianças da faixa etária alvo não serão vacinadas porque os pais não autorizaram a imunização. "Tem muita resistência. Os pais acham que a vacina prepara a menina para a vida sexual."

Das 2.800 crianças que serão imunizadas, 45% são meninos e receberão a primeira dose ainda em setembro.

VERRUGAS

Estudos mostram que a vacina reduz em 90% as lesões genitais causadas pelo HPV. Pesquisa com 4.065 homens em 18 países, inclusive o Brasil, comprovou a eficácia da vacina contra lesões dos tipos 6, 11, 16 e 18 do vírus.

No Brasil, a vacina quadrivalente é a única aprovada para a prevenção das verrugas genitais em homens. Para mulheres, há também a bivalente, contra os vírus mais associados ao câncer do colo do útero- o 16 e o 18.

Para o cirurgião oncológico Luiz Paulo Kowalski, do Hospital A.C. Camargo, a vacinação de meninos contra o HPV é importante porque estão aumentando os casos de câncer de boca e orofaringe relacionados à infecção pelo vírus por meio do sexo oral.

"Nos EUA, já é uma epidemia. E a forma mais eficaz de contê-la é a vacinação."

O índice de tumores provocados pelo vírus é três vezes superior ao registrado no fim da década de 1990.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.