Índice geral Saúde + Ciência
Saúde + Ciência
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Austríaco salta para romper barreira do som

Paraquedista quer bater recorde de voo livre pulando de uma altura de 37 km nos EUA

MARCIA DUNN
DA ASSOCIATED PRESS

Na próxima segunda-feira, o austríaco Felix Baumgartner tentará entrar para a história como o primeiro ser humano a romper a barreira do som durante um voo livre.

Baumgartner, patrocinado pela Red Bull, quer saltar de uma altura de 37 km no Novo México (Estados Unidos) para ultrapassar a velocidade de 1.236 km/h.

Entre os riscos que o aventureiro correrá: seu sangue poderá entrar em ebulição, seus pulmões podem se inflar demais e os vasos sanguíneos em seu cérebro podem acabar estourando, mesmo com o traje pressurizado.

E, claro, pode acabar quebrando o pescoço durante a queda de até 20 minutos de duração. "São muitas incógnitas, mas temos soluções para elas", declarou ele.

Baumgartner, que foi paraquedista do exército austríaco e é conhecido pela alcunha "o Destemido", espera alcançar a altitude ideal para seu mergulho a bordo de uma cápsula carregada por um balão. Ele já fez testes da ideia saltando de alturas menores em março e julho.

A região do salto praticamente não tem oxigênio, e a pressão atmosférica ali é de apenas 1% da encontrada no nível do mar.

O aventureiro carregará uma série de câmeras, que deverão transmitir o salto ao vivo pela internet. Ou seja, se algo der errado, pessoas no mundo todo poderão testemunhar o acidente.

Ele, no entanto, insistiu na transmissão. "Queremos compartilhar o salto com o mundo. É como um pouso na Lua, tem de ser ao vivo."

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.