São Paulo, domingo, 10 de outubro de 2010

Índice | Comunicar Erros

SEMANA DO LEITOR

leitor@uol.com.br

Llosa e Xiaobo
No ano passado, o Comitê Nobel concedeu a Barack Obama o Nobel da Paz. Muitos concordaram que a premiação foi dada ao presidente não por suas realizações, mas pela preservação de sua consciência. Neste ano, a escolha parece ter levado em conta a ameaça que cerca a democracia em todo o mundo, alimentada por perversos líderes pseudoesquerdistas. Digo pseudoesquerdistas porque a verdadeira esquerda preza em primeiro lugar a liberdade.
O Nobel da Paz deste ano, o chinês Liu Xiaobo, está preso por sua serena luta contra a ditadura vermelha da China.
Na literatura, Vargas Llosa recebeu o Nobel de 2010 não só por sua obra como romancista mas também pelo seu combate contra a demagogia de líderes populistas latinos, como a família Castro, Chávez, Morales e, mais recentemente, Lula. Fazendo justiça ao nosso representante, creio que, de todos, ele ainda possui um mínimo de respeito com a liberdade, mesmo que aos poucos demonstre estar revendo os seus conceitos.
Que bom que as duas escolhas tenham levado em conta a ameaça contra a liberdade.
THIAGO C. ANDRADE (Recife, PE)

Urubus na Bienal
Impecáveis os argumentos de Indrid Newkirk no artigo "Bienal de SP, chega de rapinar aves" (8/9). A propósito, é bom lembrar que, nas mãos e no talento de Tom Jobim, o urubu mereceu a grandeza e majestade que lhe é de cantar e louvar, ou seja, transformou-se em pura arte. Já com Nuno Ramos as aves estão literalmente sob tortura, para dar ao artista inglórios minutos de evidência de algo que, se arte é, acabará por validar o refrão dos franquistas: "Abaixo a inteligência; viva a morte".
JOEL PEREIRA GOMES (Penápolis, SP)

Trem-bala
Na semana em que o Rio sucumbiu a arrastões, tiroteios e balas perdidas, tendo como pano de fundo o cenário de sempre, suas mais de mil favelas, Cândido Vaccareza, líder do governo na Câmara, estufou o peito para dizer que o trem-bala é necessário e que "não fazê-lo significa atraso, uma forma de pensamento tacanho que não combina com o Brasil".
O nobre político deveria conhecer as mais de 3.500 favelas que compõem o cenário urbano das duas cidades a serem ligadas pelo "trem-bala" tupiniquim. A existência desses bolsões de pobreza em 2010 é que deve ser visto como atraso. O dinheiro do trem-bala acabaria com metade das favelas cariocas e paulistas, tirando mais de 5 milhões de pessoas da companhia dos ratos e da indignidade que envergonha a nossa nação.
JOSÉ APARECIDO RIBEIRO (Belo Horizonte, MG)

PERGUNTA DA SEMANA

É importante que se abra agora o arquivo militar sobre Dilma Rousseff?

SIM
Devemos lembrar ao presidente do Superior Tribunal Militar, ministro Carlos Alberto Marques Soares, que o partido da candidata Dilma Rousseff foi um dos maiores incentivadores para que todos os brasileiros tivessem acesso aos documentos sigilosos da época do regime militar. E, se o ministro insistir em manter sob sigilo informações de quem quer que seja, sob sua proteção, só poderemos entender que vivemos num Brasil falsamente democrático.
O STM afinal está a serviço de todos os brasileiros ou a serviço de algum partido específico?
ANA PRUDENTE (São Paulo, SP)

NÃO
Se é certo que não se deve quebrar o sigilo fiscal das pessoas sem o devido consentimento, pois invade a privacidade do indivíduo, por que então tentar invadir a vida pessoal da candidata Dilma Rousseff? Se hoje temos o direito de escolher democraticamente um presidente da República, devemos em muito a pessoas que, como a candidata do PT, lutaram arduamente contra o regime militar. É lamentável tentar criar fatos e situações em véspera de eleição que podem, sem fundamento, prejudicar de forma irreparável não só a vida de uma pessoa mas de toda uma nação.
CLÁUDIO ANTONIO PACIANOTTO (Presidente Prudente, SP)

O ASSUNTO É TIRIRICA

France Presse


O povo escolheu seu herói, ou melhor, anti-herói. Ele não mentiu, não prometeu, não iludiu, como fazem muitos candidatos. Enquanto a maioria quer nos fazer de palhaços, ele quis ser o palhaço. O povo está de alma lavada.
THIAGO HENRIQUE CÉZAR (Salto, SP)

Tiririca é um palhaço. Veio para isto mesmo: avacalhar o sistema. Que país queremos construir? E ele tomará posse com trajes de cidadão ou de palhaço? Há, democraticamente, outros modos de fazer voto de protesto.
SEBASTIÃO C. PEREIRA (Rio Claro, SP)

TUITADAS

O cargo já está vago
@irapuan
sobre "Lula desmarca agenda de governo para gravar propaganda eleitoral"

Demorou!
@joserollemberg
sobre "Líderes da oposição defendem maior presença de FHC na campanha de Serra"

Noutras palavras: Deputados do PT são os mais aprovados pelo eleitor brasileiro
@edenvaladares
sobre "PT é a sigla que menos se renova na Câmara"

Um pouco tarde, não?
@danvanfaria
sobre "Governo publica medida provisória que pune violação de sigilo fiscal"


Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.