São Paulo, domingo, 12 de junho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

A PERGUNTA DA SEMANA

O Pará deve ser dividido em três Estados?

SIM
Lembro que, quando os Estados de Mato Grosso e Goiás foram divididos, os argumentos contra foram os mesmos que hoje ouvimos sobre a divisão do Pará. Talvez sem as partilhas, esses Estados tivessem áreas muito abandonadas hoje. As pessoas deveriam conhecer os problemas locais antes de opinar. No município de Santarém há mais de 800 comunidades, e gasta-se mais de uma dia de viagem de barco para visitar algumas delas. Não há governador que consiga visitar todas elas em quatro anos.
CARLOS MESCHEDE (Santarém, PA)

NÃO
Considerando que cada Estado tem direito a pelo menos oito deputados e três senadores, o Pará ganharia, na prática, mais seis senadores e, pelo menos, sete deputados federais (a considerar que o Pará remanescente terá sua representação reduzida para oito deputados, o que não ocorrerá). A divisão é uma má notícia para os contribuintes e, especialmente, para os moradores de Carajás e Tapajós, que terão de arcar ainda com as despesas de ao menos 24 deputados estaduais cada um.
THALES ALESSANDRO DE CARVALHO (Brasília, DF)


Texto Anterior: O assunto é: Palocci
Próximo Texto: Tuitadas
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.