São Paulo, domingo, 16 de janeiro de 2011

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

CARTAS

Tragédia no Rio
Infelizmente, as notícias no início do ano são sempre as mesmas: alagamentos, deslizamentos, mortes e (o pior) descaso das autoridades. É inacreditável verificar que os responsáveis simplesmente ignoraram as famílias que moram em áreas de risco ("Defesa Civil do Rio ignorou alertas de chuvas", Cotidiano 13/1). As pessoas só são lembradas na hora de enterrá-las.
PAULETE ROMOFF (São Paulo, SP)

 


Os governos têm sempre a mesma desculpa esfarrapada para tragédias como a da região serrana do Rio. Tragédias de chuvas eram consideradas naturais nos tempos de Noé. Mas não nos dias atuais, quando há governos que não usam as verbas e a tecnologia disponíveis para a prevenção de desastres dessa magnitude. A quem as famílias afetadas pelas chuvas poderão recorrer?
ELIANA TOFFOLI BATISTA (Rancharia, SP)

Maracanã e saúde Durante o transcorrer da cobertura sobre a tragédia ocorrida na região serrana do Estado do Rio, soube que o estádio do Maracanã vai consumir muito acima dos R$ 600 milhões previstos inicialmente para sua modernização. Na verdade, o custo pode chegar a R$ 1 bilhão, segundo previsões de técnicos que trabalham em sua reforma. Aposto que o montante ultrapassará essa previsão. O que quero discutir é: por que gastar tamanho absurdo de dinheiro no Maracanã enquanto a população fluminense mais carente morre jogada em hospitais sem estrutura e sem atendimento decente? Isso serve apenas para atender ao desejo do ex-presidente Lula e do governador Sérgio Cabral, que fizeram de tudo para ter a Copa e a Olimpíada no Brasil.
LAÉRCIO ZANNINI (São Paulo, SP)

Ensino
No Brasil, parece que isso é regra: quando muda o governo, alguma coisa tem que ser alterada na educação. Não se faz uma análise profunda do problema, e, imediatamente, se propõe alguma mudança. O novo governo de SP propõe mudança no progressão continuada, com um modelo que aumente de dois para três o número de séries em que o aluno pode ser retido. Mas é preciso deixar claro que isso não fará com que o aluno aprenda mais. O que faz com que o aluno aprenda mais são melhores aulas e melhor estrutura. A virtude, portanto, é aprender. Quanto melhor se ensina, mais se aprende. Caso os estudantes não estejam conseguindo aprender bem, não será a mudança nas séries em que podem repetir que trará a solução do problema.
BAHIGE FADEL, supervisor de ensino aposentado (Botucatu, SP)


Próximo Texto: O assunto é: Belas Artes
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.